Carga de incêndio é a soma das energias caloríficas liberadas pela combustão completa dos materiais combustíveis presentes em um espaço. Nela estão inclusos os materiais de construção, como revestimento, forro, divisórias e paredes. Além disso, todos os componentes da edificação, como elementos de decoração, mobiliários, livros, papéis, peças de vestuário e materiais de consumo também precisam ser considerados.
Leia também: O QUE É PLANTA DE EMERGÊNCIA?
O desenvolvimento e a duração de um incêndio são influenciados pela quantidade de material combustível e seu potencial de queima. Uma edificação construída em concreto armado e que não possua nenhum material combustível no seu interior, por exemplo, gera um cenário totalmente diferente de uma edificação usada como depósito de papel.
De acordo com o decreto nº 63.911, a carga de incêndio existente determina a classificação de risco da edificação, podendo ser baixa (até 300MJ/M²), média (entre 300 e 1.200MJ/m²) ou alta (acima de 1.200MJ/m²).
Como calcular carga de incêndio
Para fazer o Projeto Técnico de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI), é necessário, primeiro, estabelecer a carga de incêndio da edificação. Isso pode ser feito aplicando as seguintes metodologias.
Método de cálculo probabilístico
Baseado em resultados estatísticos em razão do tipo de atividade exercida na edificação,utiliza-se a tabela de cargas específicas por ocupação da Instrução Técnica nº 14/2019 do Corpo de Bombeiros como base.
Normalmente, para saber a carga de incêndio específica das edificações, são aplicadas as tabelas constantes dos Anexos A e B (métodos probabilísticos) da IT nº 14/2019.
Método de cálculo determinístico
É baseado no conhecimento prévio da qualidade e da quantidade de materiais existentes na edificação. É usado para edificações destinadas a ocupações especiais e explosivos.
A carga é determinada por meio do cálculo de carga de incêndio específica, que é o valor da carga de incêndio dividido pela área de piso do espaço, expresso em MJ/m².
Leia também: O QUE É MEMORIAL SIMPLIFICADO DE PREVENÇÃO A INCÊNDIO E A DESASTRE?
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.
Para conhecer mais sobre os nossos serviços, visite nosso Facebook, Instagram e Linkedin.