Quando lidamos com segurança dentro da empresa, é necessário lidar com uma série de requisitos, normas e diretrizes. Assim, dentre essas medidas, está a alocação de uma equipe treinada contra incêndio, uma opção que agrega tanto na proteção dos funcionários quanto na produtividade dos mesmos.
Leia também: O QUE É E QUAIS OS TIPOS DE BARRA ANTIPÂNICO?
Dessa forma, o primeiro passo para implementar esse tipo de serviço é se certificar que a equipe corresponda aos seguintes requisitos:
- Estar pronta para ajudar os demais funcionários da empresa;
- Receber formação específica, técnica e teórica sobre os procedimentos de primeiros socorros;
- Ser responsável pela identificação de possíveis riscos no ambiente de trabalho;
- Elaborar e emitir relatórios e pareceres;
- Fiscalizar o estado de conservação dos equipamentos de segurança;
- A ação deve ser complementar à CIPA;
- Estar no local durante seu turno de trabalho;
- Ter experiência anterior como brigadista;
- Boa condição física e boa saúde;
- Bom conhecimento das instalações, sendo recomendado dar preferência aos funcionários das áreas de utilidades, elétrica, hidráulica e manutenção geral.
Para garantir a segurança dentro da empresa, equipe deve ser bem organizada
Assim, como em qualquer outra medida de segurança, a equipe contra incêndio deve agir de acordo com uma organização de atividades. Isso significa separar por função e determinar quais serão as ações que cada um desempenhará. Em suma, a divisão pode ser feita da seguinte maneira:
Brigadistas: nessa categoria estão os responsáveis por realizar a prevenção e o combate ao incêndio, sendo necessário realizar outras ações como avaliar os riscos, elaborar relatórios, orientar os demais funcionários e acionar o corpo de bombeiros.
Líder: escolhido entre os demais brigadistas, o líder é responsável pela coordenação e execução de ações em determinado pavimento ou setor.
Chefe: Bem como o líder, o chefe também escolhido pelos demais brigadistas. Com isso, coordena e executa ações de emergência em determinada edificação da planta.
Coordenador geral: cargo com mais responsabilidades, o coordenador geral atua em conjunto com a direção da empresa, uma vez que é responsável por organizar todas as ações das edificações pertencentes a uma planta.
Leia também: O QUE É PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO EM TRANSFORMADORES?
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.