Assim como acontece com diversos equipamentos de segurança, os extintores com água pressurizada são uma variação do modelo padrão e mais conhecido. No entanto, tratando-se especificamente desse item, o mesmo se destaca por conta de sua aplicação variada.
Leia também: Entenda como a inteligência artificial pode ajudar na prevenção de incêndio
Tal fato se deve a substâncias presentes em sua composição, que por sua vez é considerada mais neutra se comparada a outros tipos de extintores. Por conta disso, é possível utilizar esse equipamento em diferentes locais, principalmente se for possível combater o fogo ainda em seu estágio inicial. Desse modo, a proliferação das chamas é evitada e há diminuição de riscos e danos maiores.
Extintores com água pressurizada requerem alguns cuidados
Para garantir que esses extintores cumprirão o seu papel, é necessário ter atenção a certos cuidados. O principal deles é utilizar o equipamento no combate a incêndio de Classe A. Isso significa combater chamas causadas em tecidos, estofamento, papel, madeira e sólidos em geral.
Caso essa medida seja desobedecida, é possível que o agente cause efeito reverso e piore a situação. Em equipamentos elétricos, por exemplo, a água expelida pelo extintor irá conduzir mais energia e espalhar as chamas de maneira ainda mais danosa e perigosa.
Leia também: Extintor classe K: conheça o equipamento e sua função
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.
Para conhecer mais sobre os nossos serviços, visite nosso Facebook, Instagram e LinkedIn.