Um sistema de alarme de incêndio é indispensável para o seu estabelecimento, criando mais segurança para os seus frequentadores. O conjunto de aparelhos que inclui o método de combate a incêndios, por sua vez, pode ser encontrado em diferentes formatos, sendo eles o convencional ou o endereçável. Mas, afinal, qual é a diferença entre os dois modelos?
Além de possuir uma instalação mais fácil e prática, o sistema de alarme de incêndio convencional é mais simples, como o próprio nome indica. Em primeiro lugar, na sua composição estão elementos como a central de botões emergenciais, que podem ser personalizados de acordo com a localização. Além do mais, esse sistema se torna vantajoso, pois o acionamento se dá apenas nos casos em que há risco iminente de perigo, evitando sustos e transtornos.
Por outro lado, o endereçável é um pouco mais complexo. A começar pela infraestrutura elétrica do sistema de alarme de incêndio, existe nesse modelo os chamados loops ópticos; a lógica de confirmação de dados e, por último, um microprocessador. Juntos, tais elementos garantem maior assertividade, sendo assim o mais procurado no mercado.
Vantagens do sistema de alarme de incêndio endereçável
Como já foi visto, o sistema de alarme de incêndio endereçável conta com maior rigor técnico e, por esse motivo, é o mais indicado entre os profissionais da área. Portanto, para entender mais a fundo sobre esse sistema, listamos alguns de seus benefícios:
- Detecção de prováveis erros no cabeamento;
- No que diz respeito aos alarmes falsos, o sistema apresenta um número bem menor de falhas;
- Precisão durante a identificação dos focos de incêndio;
- Monitoramento contínuo;
- Armazenamento de dados.
Leia também: O QUE É PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO EM TRANSFORMADORES?
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.