Os diferentes sistemas fixos de combate a incêndio são essenciais para prevenir acidentes em um estabelecimento. Desse modo, compreender quais são os seus tipos e como cada um pode ajudar nesse objetivo é crucial. Entre eles, encontram-se quatro categorias. Vejamos adiante.
Leia também: CAPACIDADE EXTINTORA: SAIBA O QUE É E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA
Antes de mais nada, recomenda-se sempre o acompanhamento de um bom profissional na hora de instalar qualquer um dos sistemas. Isso porque, cada um dos sistemas contém características específicas que casam (ou não) para determinado local. Portanto, considerar o investimento em um técnico é fundamental.
Sistemas fixos de incêndio mais populares no mercado
Em primeiro lugar, vale considerar que existem diversos sistemas no mercado. Todavia, alguns se destacam mais que outros. Com isso, os principais dentre eles são:
- Sistema fixo de CO2
O dióxido de carbono (CO2) é um elemento com enorme eficiência quando o tema é combate aos incêndios. Por esse motivo, o sistema fixo baseado nessa substância é muito popular. Contudo, especialistas alertam para alguns cuidados a respeito do uso do gás. Ele deve ser usado de forma responsável e sem muitos exageros, uma vez que o alto teor de CO2 em um local pode ser prejudicial para as pessoas.
- Sistema fixo de espuma
O sistema fixo de espuma, por sua vez, é diferente do citado anteriormente. Aqui, o material utilizado é biodegradável e não é tóxico. Nessa situação, a indicação é, principalmente, para a indústria de óleo e gás!
- Sistema fixo de água
Formado por alguns componentes fundamentais, como os sprinklers, mangueiras e hidrantes, esse sistema fixo de combate a incêndio pode ser ativado de forma automática (ou manual). Reconhecido por sua efetividade, ele colabora com a proteção do ambiente afetado, controlando as chamas
- Sistema fixo de agente limpo
Funcionando como uma alternativa para lugares onde a água não pode ser utilizada, tal sistema é considerado sustentável pelo mercado. Os agentes, nesse caso, combatem o incêndio interrompendo o processo de combustão.
Leia também: COMO REALIZAR UMA BOA PROTEÇÃO RESIDENCIAL CONTRA INCÊNDIO?
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.
Para conhecer mais sobre os nossos serviços, visite nosso Facebook, Instagram e Linkedin.