Exigida por lei, a barra antipânico é um item obrigatório para portas, em locais com alto fluxo de trânsito, onde a circulação ultrapasse o número de 50 pessoas simultaneamente como teatros, cinemas, casas de show, cartórios, faculdades, escolas, aeroportos, prédios comerciais, hospitais, prédios com serviços públicos, indústrias etc.
Leia também: O QUE É PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO EM TRANSFORMADORES?
Ela possibilita evacuações e evasões rápidas e seguras com o mínimo de esforço físico através de um acionamento prático em situações de emergência, como incêndio. Para garantir a sua eficácia, elas são instaladas em pontos estratégicos, como locais de rota de fuga.
As barras antipânico não possuem maçanetas ou chaves justamente para evitar problemas na fuga e ainda garantir que ela aconteça o mais rápido possível. Para acioná-la, basta pressionar a barra horizontal para baixo. Elas funcionam juntamente com as molas aéreas que também são instaladas nas portas para permitir um auto fechamento.
Quais os tipos de barra antipânico?
A escolha do tipo de barra antipânico sempre desperta dúvidas para os usuários e os profissionais de segurança. Por isso, é extremamente importante saber o modelo ideal para o tipo de porta que vai ser usada no projeto.
Barra Antipânico Push
O modelo push é o mais usado no Brasil, sendo necessário manipular a barra de acionamento – que normalmente é um tubo de metal – para que a porta abra. O sistema push permite a instalação em portas de uma ou duas folhas, de todos os tipos de materiais, inclusive portas de vidro, além de integração com switch e fechos elétricos.
Barra Antipânico Touch
O modelo touch também é muito interessante por conta da sua estética mais limpa e, por isso, são mais usados em ambientes que valorizam a parte visual. Seu sistema de abertura acontece através do acionamento horizontal de um perfil móvel.
O sistema touch também pode ser colocado em portes de um ou duas folhas, de todos os tipos de materiais e, assim como a barra antipânico push, possui integração com switch e fechos elétricos.
Leia também: VOCÊ SABE O QUE É RESERVA TÉCNICA DE INCÊNDIO?
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.
Para conhecer mais sobre os nossos serviços, visite nosso Facebook, Instagram e Linkedin.