Os detectores de fumaça são aparelhos utilizados para identificar a presença de fumaça e, consequentemente, de um princípio de incêndio. Esse aparelho é importante para identificar acidentes com fogo, mas também para evitar que situações de incêndio sejam mais graves, já que uma vez detectado o perigo, as pessoas presentes no local podem tomar providências e ligar para o Corpo de Bombeiros.
As causas do fogo podem variar de acordo com o local e estar relacionadas desde problemas com a rede elétrica até uma simples bituca de cigarro mal apagada. Exatamente por todas essas variações e possíveis motivos, o detector é importante para alertar sobre o perigo. A adequação do dispositivo deve levar em conta a necessidade do ambiente e das pessoas que passam ou vivem por ali.
Leia também: Saiba o que observar ao adquirir um detector de fumaça
Algumas pessoas confundem o detector de fumaça com o alarme de incêndio mas, apesar de terem funções parecidas, as funcionalidades são diferentes. O alarme de incêndio é acionado de forma manual, já o detector de fumaça é automático e se aciona a qualquer sinal de fumaça no local. Além disso, o detector não tem um alarme geral no local e sim transfere a informação para a central de monitoramento.
Os detectores de fumaça devem ser preferencialmente instalados no teto, onde a fumaça será melhor detectada pelo aparelho. Para dimensionar a quantidade de detectores necessária para cada local, é necessário a ajuda de um profissional que vai definir isso baseado no grau de eficiência do aparelho.
Tipos de detector de fumaça:
Assim como o que acontece com os alarmes de incêndio, os detectores de fumaça apresentam dois tipos principais, sendo eles:
- Detector de fumaça convencional: número limitado de identificações, ligado ponto a ponto
- Detector de fumaça endereçável: possui um banco de memórias e uma tecnologia mais avançada e integrada, garantindo mais rapidez na informação
Leia também: Alarmes de incêndio: o que você precisa saber?
Quer saber mais sobre o assunto? Confira o nosso vídeo!
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.
Para conhecer mais sobre os nossos serviços, visite nosso Facebook, Instagram e Linkedin